404: Not Found 3º BOLETIM INFORMATIVO DA OBRA DA BARRAGEM DO PIRAÍ – Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí

3º BOLETIM INFORMATIVO DA OBRA DA BARRAGEM DO PIRAÍ

TÍTULO: 3º BOLETIM INFORMATIVO DA OBRA DA BARRAGEM DO PIRAÍ

REDATOR: Administração CONIRPI

DATA:  20/05/2024

Nº 003

Por meio deste boletim informativo, o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI) compartilha atualizações sobre o progresso na construção da barragem, reiterando seu compromisso com o desenvolvimento regional e a segurança hídrica.

O canteiro de obras foi concluído com sucesso, posicionado estrategicamente à esquerda do barramento, cerca de 100 metros do leito natural do Ribeirão Piraí. Essa etapa é crucial para iniciar as próximas fases do projeto, provendo a infraestrutura necessária.

Ademais, os postes de energia foram instalados, assegurando o funcionamento adequado do canteiro de obras e fornecendo energia essencial para as operações da equipe no local.

Avançando nos trabalhos, prosseguiu-se com a construção do vertedouro da barragem. Projetado em formato de “W” (labirinto) para otimizar o escoamento de grandes volumes de água em uma área reduzida, a escavação do solo para a base do vertedouro está em andamento.

A estrutura terá aproximadamente 54,90 metros de largura útil, 191 metros de extensão, duas adufas com largura de 12,70 metros, duas com 12,75 metros e altura livre de 3,00 metros, comprimento total de 61,10 m, medida do apoio da fundação na rocha até o topo das estruturas principais.

Q = Vazão máxima de 10.000 anos de Período de Retorno = 622 m³/s

Por fim, concluiu-se que a obra está em uma fase adequada de execução, e foi apresentada a primeira medição dos serviços.

Foto: DCS/Saae

Legenda: Barragem do Piraí 3º Boletim Informativo